ENTREVISTA: WINNER Fala Sobre Hiatus, Confiança e Taehyun Para a HAROLD POP.

Entrevista dada pelo WINNER para a HAROLD POP no dia 04/04/2017.

WINNER, “Os longos hiatus foram difíceis pra nós antes mas agora já nos acostumamos com eles.”

Demorou um ano e dois meses para que nós ouvíssemos novas músicas do grupo WINNER e para que os víssemos no palco. Tanto quanto a longa espera, os demos mais boas vindas e encontramos os integrantes que se tornaram mais esplêndidos.

Kang Seungyoon, “Estamos animados, pois estamos voltando após um ano e dois meses. Meio que sinto que estamos debutando de novo então fui mais atencioso com nossas músicas e tudo mais. Também estou confiante em certas coisas por causa do tanto que me preparei, e estou animado e ansioso.”

Song Mino, “Não pude parar de pensar ontem, mas dormi muito bem (risos). Durante o hiatus do WINNER, ainda tive atividades individuais então não pude descansar, mas voltar como WINNER faz eu sentir como se estivesse indo pra casa. É acolhedor e meu coração fica muito em paz.”

Kim Jinwoo, “Estamos voltando após um ano e dois meses, mas continuo pensando em quando lançamos nosso primeiro álbum. Estou voltando para as minhas raízes e trabalhando muito duro durante nossas promoções. Também trabalhamos duro para nos prepararmos, então espero que todos nos vejam de uma boa forma.”

Lee Seunghoon, “Recentemente fomos ao programa de variedades ‘My Little Television’ e foi nossa primeira vez filmando como um grupo para um programa de variedades transmitido nacionalmente, com o nome WINNER. Percebi então que foi novo para mim sorrir e rir como uma celebridade na frente de múltiplas câmeras. Percebi pela segunda vez que estávamos fazendo um comeback. Achei que parecia que estávamos debutando pela terceira vez. É legal promover sem descanso e continuar fazendo sucesso, mas continuo pensando sobre nossas raízes. Quero promover sinceramente dessa vez sem ficar muito pilhado e ter um coração que é para sempre como o de um rookie.”

O último comeback do WINNER foi há um ano e dois meses, quando lançaram o mini álbum “EXIT: E” e promoveram com duas faixas título, “BABY BABY” e “Sentimental”. Planejaram ter atividades o ano todo com o projeto “EXIT”, mas infelizmente esse projeto terminou após o “EXIT: E”. E um ano e dois meses se passaram. Antes do “EXIT: E” tiveram um hiatus que demorou um ano e meio.

Hoje em dia, novos grupos idol debutam constantemente e suas novas músicas fluem na indústria musical, mas o WINNER, que debutou há três anos atrás, teve hiatus que duraram mais de um ano em duas ocasiões. Alguém tem que perguntar como não ficaram ansiosos ficando no hiatus indefinido e assistindo a grupos que debutaram numa época similar que eles, assim como grupos mais novos, promovendo. O WINNER falou sobre como o hiatus os pressionou emocionalmente através de entrevistas e shows durante as promoções do ano passado. Entretanto, estão comparativamente bem resolvidos e estáveis dessa vez.

Kang Seungyoon, “Não descansamos durante o hiatus. Cada um de nós teve atividades, como programas de variedades, webdramas, entre outros. Quando não tinha nada entre essas atividades individuais, ao invés de me sentir impaciente, me foquei mais em fazer música pensando que eu pessoalmente precisava aperfeiçoar minhas habilidades para este álbum.”

Lee Seunghoon, “Quando falamos sobre hiatus na época que o “EXIT: E” foi lançado e durante nossos concertos seguintes, eu disse ‘O hiatus me deixou triste e solitário’. Mas tivemos muitos hiatus para continuar nos sentindo dessa forma e nos adaptamos a esse sistema. Somos pessoas que vivem nesse sistema, então nos adaptaremos. Ao invés de ficarmos impacientes, trabalhamos em melhorar nossas habilidades e ter um tempo para nós mesmos. Sinto que meus pensamentos estão amadurecendo conforme vou ficando mais velho. Eu penso, ‘Nosso tempo tá passando assim e estamos vivendo ao mesmo tempo com nossos fãs, e as coisas estão fluindo juntas’. E o público geral provavelmente não sabe, mas estivemos nos comunicando com nossos fãs através das lives no V APP e outros eventos. Por isso não fiquei nem um pouco entediado durante esse hiatus.”

O WINNER debutou com seu álbum “2014 S/S” em 2014. Não lançaram muitos álbuns após isso mas suas músicas como “EMPTY”, “COLOR RING”, “BABY BABY” e “SENTIMENTAL” receberam muito amor de seus fãs. A música do WINNER não é só amada pro seus fãs, elas têm a força de atrair os ouvidos do público em geral, então eles naturalmente alcançam primeiros lugares nos charts digitais toda vez que lançam canções. WINNER é um grupo que tem um “poder digital”. Os membros também estão cientes disso, então devem estar antecipando alguns resultados desse tipo.

Kang Seungyoon, “Na verdade, queríamos reviver nossa própria cor específica que mostramos durante as promoções de ‘EMPTY’ através desse álbum. Por isso nos estilizamos com ternos. Mas mesmo que pareçamos similares a como éramos na época, queríamos mostrar um lado maduro de nós e de nossa música, então viemos com uma canção que tem a sensibilidade parecida com o ‘2014 S/S’ junto com uma canção que contém tendências atuais. Naturalmente, por causa disso, estamos excepcionalmente esperando bons resultados com esse álbum. Ao invés de anteciparmos ganhar o primeiro lugar ou vender vários álbuns, estamos ansiosos por avaliações positivas de nossos fãs e aproveitando essa oportunidade para fazer de nós mais conhecidos ao público.”

A razão pela qual WINNER está confiante com “REALLY REALLY” e “FOOL”

As novas músicas do WINNER que os membros e os fãs esperaram por um longo tempo finalmente foram lançadas. As músicas contém a cor original do WINNER e parecem revigorantes também, e eles perfeitamente compensaram pela longa espera.

O WINNER lançou seu novo single album “FATE NUMBER FOR” no dia 4 de abril às 16h (kst). O álbum contém “REALLY REALLY” e “FOOL”. WINNER, um grupo que sempre preencheu seus álbuns com composições próprias desde seu álbum de debut “2014 S/S”, promoverá com as composíções próprias do líder Kang Seungyoon dessa vez.

Kang Seungyoon, Song Mino e Lee Seunghoon escreveram as letras e compuseram “REALLY REALLY” que é do gênero tropical house, um gênero da moda atualmente. Após uma única ouvida, as letras “eu gosto de você / neol joahae” ficarão nos seus ouvidos. A música é uma doce confissão com uma melodia e letras que contêm a euforia de um novo amor. É uma canção com um charme diferente em comparação com as músicas que o WINNER lançou no passado, que eram mais líricas. Por outro lado, “FOOL” é uma canção de tempo lento com base de piano que Kang Seungyoon escreveu as letras e escreveu a melodia com o produtor AiRPLAY da YG. A música contém a tristeza de um término e reflete algumas das músicas anteriores do WINNER.

Kang Seungyoon, “Comecei a trabalhar em ‘REALLY REALLY’ desde o ano passado então não é uma canção que fiz muito recentemente. Estivemos fazendo músicas emotivas principalmente e músicas lentas antes para nos diferenciarmos de outros idol groups, mas como nos reorganizamos em quatro membros e queremos mostrar um novo lado nosso, eu de repente quis fazer uma faixa dançante. Dançávamos muito enquanto trainees. Mas após nosso debut, não tivemos muitas oportunidades de mostrar performances espalhafatosas, então fiz essa canção para mostrar esse nosso lado às pessoas. Durante o processo de fazer a música, Mino se juntou a mim na composição e os rappers sempre escrevem suas próprias letras para suas partes de rap então trabalhamos juntos. Quando gravamos, nos divertimos muito.”

Kang Seungyoon, “Quando comecei a escrever ‘FOOL’, queria escrever uma música que fosse o oposto total de ‘REALLY REALLY’, que é sobre o amor jovem e contém vibes da juventude, mas ‘FOOL’ magnifica a sensibilidade emocional que o WINNER tem, e tem como tema um término de relacionamento. Fiz a canção porque queria adicionar os sentimentos de seriedade, calmaria e pesar.”

O WINNER constantemente lançou álbuns repletos de composições próprias e enfatizaram como são cantores que tem tanto a qualidade de estrela quanto musicalidade. Por isso, as novas músicas do WINNER estão naturalmente chamando atenção. Além disso, por causa do tempo de preparação deles ter sido longo e por terem trabalhado duro nessa época, estão confiantes de que terão bons resultados. Kang Seungyoon, que interpretou um grande papel na criação das músicas, e os outros integrantes estão orgulhosos de suas novas canções.

Song Mino, “Quando ouvi ‘REALLY REALLY’ pela primeira vez foi muito revigorante. Com ‘EMPTY’ e ‘COLOR RING’ foi mais lento, então não nos movemos muito no palco, mas essa música combina com a idade do nosso grupo. Pensei sobre como poderíamos sobressair com energia quando performarmos essa canção e pude imaginar imediatamente o tipo de performance que faríamos então gostei. Achei que foi a decisão certa para voltar com uma música resplandescente.

Lee Seunghoon, “Seungyoon e todos os compositores fazem sempre eu ou o Mino ouvirmos às suas canções completas primeiro. Fazem nós ouvirmos primeiro porque nós rappers precisamos adicionar a parte do rap. Quando ouvi pela primeira vez ‘REALLY REALLY’, pensei, ‘O WINNER vai poder fazer um comeback agora.’ O CEO Yang não decide quando fazemos comebacks. Depois que uma boa canção é feita, o CEO planeja um cronograma de comeback e então nos preparamos para promoções que caibam nesse cronograma. Amei tanto ‘REALLY REALLY’ na primeira ouvida que tive certeza que faríamos um comeback logo.”

O diretor Yang Hyunsuk da YG Ent. prometeu apoio total ao WINNER, que está lançando música após um tempo tão longo. Quando perguntados se o diretor Yang Hyunsuk deu algum conselho para eles antes do comeback, os membros compartilharam uma história.

Kang Seungyoon, “Estávamos filmando nossos MVs nos EUA, mas aparentemente nosso CEO constantemente nos checava. Ele nos deu feedback enquanto as coisas aconteciam. Apesar da diferença de tempo entre os EUA e a Coreia, os feedbacks continuaram vindo. Uma das coisas mais memoráveis que ele disse enquanto trabalhávamos duro, como se fôssemos rookies novamente, foi, ‘Vocês são legais mesmo se não fizerem nada, então acho que é importante que vocês naturalmente apenas se mostrem da forma que são.’ Senti como se ele tivesse reconhecido a gente quando disse isso, então fiquei muito comovido quando isso aconteceu nos EUA.”

Kim Jinwoo, “O CEO também nos perguntou se queríamos estender nossa estadia nos EUA para filmar mais.”

Kang Seungyoon, “Ficamos muito gratos por ele ter perguntado se queríamos mais alguma coisa.”

Não é surpresa que Lee Seunghoon pessoalmente coreografou “FOOL” com o comando e permissão de Yang Hyunsuk. A coreografia de Lee Seunghon que o WINNER performou na apresentação final do programa survival WIN foi muito extraordinária. Yang Hyunsuk enviou o vídeo da performance daquela apresentação para o chat do grupo e disse para Lee Seunghoon que gostaria que ele coreografasse a dança de “FOOL”. Foi assim que essa coreografia começou a tomar forma.

Lee Seunghoon, “Para ‘EMPTY’, ele disse, ‘Seunghoon, coreografe-a’, e eu fiz isso. Mas durante nossas atividades, não sei porque mas fiz algo que o deixou levemente chateado. Com o coração infantil numa idade jovem, eu disse que trabalhei duro para criar a coreografia mas ninguém sabia. Porém, talvez por causa disso o CEO não me disse diretamente para coreografar ‘SENTIMENTAL’, talvez ele tenha pensado, ‘Não devo dizer para ele fazer isso’. Mas dessa vez ele me disse pessoalmente para fazer a coreografia de ‘FOOL’ e como um atleta nacional que foi convocado pelo seu país após três anos, fiquei animado, fiz rapidamente a coreografia e o enviei um vídeo no mesmo dia mais tarde. Felizmente, todos os membros estavam se sentindo bem naquele dia, então fiz isso enquanto zoávamos, sendo assim acho que esse é o motivo de eu poder ter feito uma coreografia de alta qualidade.”

“FOOL” principalmente tem a cor do WINNER que os fãs já estão familiarizados, mas “REALLY REALLY” não é uma canção que segue a imagem original do WINNER, que tem feito principalmente músicas mais lentas, diferente de outros boy groups em seus 20 anos que tem performances chamativas e faixas com danças fortes. Entretanto, “REALLY REALLY” é uma música vívida e tem uma quantidade de performance considerável. Não houve pressão para eles se transformarem, mas há uma ansiedade para ver um lado novo e revigorante deles.

Kang Seungyoon, “É verdade que fiz essa canção para mostrar nossa performance, mas também queria fazer uma música que nos animasse quando estivéssemos performando no palco. Já que cantamos mais músicas emotivas no palco, acabei fazendo esse tipo de música que expressa nossa juventude e emoções que combinam com a idade do nosso grupo. O lado de performance da canção seguiu naturalmente e virou uma música que se tornou tudo que queríamos experimentar.”

Kang Seungyoon, “Até nosso último álbum, raramente dançamos com dançarinos de apoio no palco. Geralmente preparamos nossas apresentações com os cinco de nós no passado, mas dessa vez performaremos com vários dançarinos de apoio. Sendo assim pensamos que a apresentação de ‘REALLY REALLY’ será bem completa e acho que isso é o ponto chave, e pela coreografia ter sido feita por dançarinos americanos, será bem revigorante para a audiência. A coreografia também é bem fácil de acompanhar, então acho que é outro ponto chave. Creio que a audiência achará ‘refrescante’ poder observar como a apresentação do WINNER mudou.”

Para o WINNER, Nam Taehyun é um “membro que sentem falta”

O grupo WINNER finalmente está de volta após o longo hiatus. O novo single album deles, “FATE NUMBER FOR”, que contém as faixas título duplas “REALLY REALLY” e “FOOL” foi lançado no dia 4 de abril às 16h (kst). Faz um ano e dois meses desde o lançamento do mini álbum “EXIT: E” deles, o qual foi lançado em fevereiro.

É incomum para idol groups relativamente novos terem um hiatus que dure mais que um ano, já que não querem ser esquecidos pelos fãs e pelo público. Por isso, o comeback do WINNER está ganhando muita atenção. Apesar de ser um comeback que demorou muito tempo, está chamando atenção por outro motivo também.

O WINNER debutou como um grupo de 5 membros; entretanto, durante o hiatus indefinido das atividades em grupo, o membro Nam Taehyun saiu do grupo no último novembro. O WINNER se reorganizou como 4 sem adicionar novos membros. A decisão de lançar suas canções no dia 4/4 às 4 horas se deve a isso também. Após o novo sistema de charts digitais ter sido estabelecido, a maioria dos artistas lançaram suas músicas ao entardecer ou às 18h, mas o WINNER enfatizou o número 4 e lançou seu single album às quatro da tarde.

Kang Seungyoon, “Somos agora um grupo de 4 membros, mas pensamos que é uma grande pena a forma que o Nam Taehyun saiu. Queríamos ficar juntos como cinco, mas devido a complicações de saúde e entre outras complicações, nos tornamos quatro. Verdadeiramente, fiquei muito preocupado na época sobre como preencher o lugar vazio do Taehyun. O efeito na vocal line e o fato de sabermos que vários de nossos fãs amavam muito o Taehyun, fez eu me preocupar sobre coisas realistas como fãs largando o fandom. Mas acho que trabalhei bem mais duro para preencher esse lugar vazio. Se ouvir à música, verá que o Jinwoo hyung trabalhou duro para mostrar suas habilidades como um vocalista e prestei muita atenção à organização da música. Acho que ao invés de sentir o lugar vazio, o sentimento de que o WINNER se renovou é mais forte.”

Não há o que se fazer a respeito de membros de idol groups saindo ser visto de forma negativa. É de partir o coração dos fãs que amaram o grupo com o número original de membros e é desfavorável ao grupo, já que os integrantes trabalham para estabelecer a sua cor distinta. Um membro saindo já é bem difícil para várias pessoas, mas com a saída do Nam Taehyun, rumores negativos surgiram. Sobre isso, Kang Seungyoon honestamente constatou, “É verdade que o Nam Taehyun deixou o grupo por causa de complicações na saúde. Ele achava as atividades difíceis por causa de sua saúde e após discutir sobre isso com a empresa, ele saiu do grupo. Achamos a saída dele uma grande pena e muito triste, e sentimos muito que não pudemos cuidar melhor dele.”

Mesmo que Nam Taehyun não esteja mais com o WINNER, todos os cinco deles lutaram juntos nos tempos difíceis como trainees, alcançaram seus sonhos de debutar, performaram juntos num palco, e experienciaram todos os altos e baixos juntos por anos. Por isso o WINNER sente falta do Nam Taehyun. O tema das letras de “FOOL” é a saudade de Nam Taehyun.

Kang Seungyoon, “Quando comecei a escrever ‘FOOL’ primeiramente, queria fazer uma música que fosse o oposto de ‘REALLY REALLY’. Provavelmente me inspirei em escrever as letras a respeito de saudade enquanto sentia falta de Nam Taehyun. ‘FOOL’ na verdade contém essas emoções. Comecei a escrever a música com o motivo de sentir saudade do Nam Taehyun. Mesmo que o resto das letras seja a respeito de amor entre dois amantes, pessoalmente acho que tentei incluir a saudade que sinto dele na canção.”

Kang Seungyoon e Kim Jinwoo não tiveram escolha além de ficarem preocupados com a saída do Nam Taehyun, já que ele era o vocalista principal. Especialmente Kim Jinwoo, ele honestamente falou sobre sua preocupação dizendo, “Estou tendo aulas de canto.”

Kim Jinwoo, “Estou tendo aulas de canto. Mas ao invés de uma aula normal, quando encontro uma música que gosto, levo essa música pro estúdio de gravação e enquanto a regravo, aprendo como melhorar meu canto. Precisava desse tipo de prática. Acho que estava muito dependente dos meus integrantes até o último álbum. Então, para me tornar uma pessoa que pode rapidamente diminuir as preocupações dos meus membros, estou tendo lições de canto e melhorando a mim mesmo.”

Perguntamos que tipo de direção o WINNER de quatro integrantes seguirá agora. Eles não insistiram teimosamente que só lançarão álbuns repletos de composições próprias. E também não expressaram o desejo de só cantarem canções líricas ou se apegarem a danças espalhafatosas. Falaram sobre estarem abertos a cantar canções que são produzidas por outros compositores. Ou seja, estão interessados em amadurecer como um grupo chamado WINNER que está aberto a várias possibilidades.

Kang Seungyoon, “Se a música for nova e nos mostra de uma forma boa, poderemos continuar fazendo faixas dançantes. Se decidirmos cantar músicas líricas de novo, cantaremos esses tipos de canções. Queremos estar abertos a todas as direções possíveis.”

 

 


Fonte: Naver
Trad kr-eng: chrissy96_
Trad eng-pt: Lala~ | WINNER Brazil
Não retire sem os devidos créditos.

[fbcomments url="http://winnerbrazil.com/entrevistas/entrevista-winner-fala-sobre-hiatus-confianca-e-taehyun-para-a-harold-pop/" width="100%" count="off" num="5" countmsg="comentário (s)"]